domingo, 29 de abril de 2018

Filmes 5261 a 5300.


5261) Keep Smiling (Continue Sorrindo). BRASIL: Miss Arranja Tudo.
5262) Peck’s Bad Boy with the Circus (Peck Menino Mau do Circo). BRASIL: Moleque de Circo. 416ª Guga.
5263) Rich Man, Poor Girl (Homem Rico, Garota Pobre). BRASIL: Muito Custa Casar. Há vírgula no meio do título. Seria recomendável terminar com ponto final.
5264) Hold That Kiss (Segure Esse Beijo). BRASIL: Namoro Mascarado.
5265) The Ware Case (O Caso das Mercadorias). BRASIL: Nas Garras do Destino. Eu não teria gostado muito do título original se não fosse um pequeno detalhe: a palavra ‘caso’. Não importa se ‘mercadorias’ não pareça chamar a atenção, mas qualquer título com a palavra ‘caso’ nos levará a se interessar pelo filme, pensando ser de detetive e tendo suspense. Dito e feito. O filme é Suspense. Também Drama. Isso seria lógico também. A Mudança brasileira até que é boa, mas eu acho que leva mais para um sentido dramático sem muita suspeita para Drama. Prefiro o título real.
5266) The Beachcomber (O Rato de Praia). BRASIL: Náufrago da Vida. Eu posso até considerar como sinônimo, pois foi dito ‘rato de praia’ de uma forma diferente. Só pus na lista porque a mudança de título foi considerável.
5267) Gun Law (Lei de Arma). BRASIL: No Fim Deu Certo. Spoiler já do fim, tradutores? E qual filme no fim não dá certo? Muitos eu sei, mas desnecessário um título assim.
5268) Crime School (Crime Escolar). BRASIL: No Limiar do Crime. Coloquei na lista só por causa da mudança de palavras bem diferentes entre ‘escolar’, que indica o local do crime, para ‘limiar’, uma palavra mais focada e que fortalece a palavra ‘crime’. Gostei da adaptação brasileira.
5269) Artists and Models Abroad (Artistas e Modelos Estrangeiros). BRASIL: Nu Turbilhão Parisiense. Apesar de ‘parisiense’ ser uma nacionalidade, não um nome próprio, mas vou considerar sim como uma fuga inversa, pois de certa forma há uma identificação de lugar que só existiu na adaptação brasileira. No título real não indica nada a respeito de localidade. 63ª fuga inversa.
5270) Carmen (La de Triana) (Carmen (de Triana)). BRASIL: Noites Andaluzas. Pela primeira vez fuga dupla: de pessoa (Carmen); de lugar (Triana) 417ª e 418ª. E pior é que nesse mesmo ano houve outro filme com o mesmo título, mas traduzido ao pé da letra.
5271) Kreutzer Sonata (Sonata Kreutzer). BRASIL: Noites de S. Petersburgo. Kreutzer é um compositor russo. Apesar de a sonata ser de uma pessoa, o título do filme se baseia em sua sonata, não no compositor. Seria o mesmo que intitular outro filme de ‘Moonlight Serenate’, de Beethoven. Pensando por esse lado, não vou considerar aqui como um nome, portanto, tolerarei uma possível fuga. O mesmo vale para a mudança no título brasileiro. Apesar de termos o nome de uma cidade russa, o filme é francês, o que poderíamos considerar como um momento que se ocorre no filme em tal cidade. Talvez uma ópera? Um concerto? Composição de músico combina. Vou tolerar também a fuga inversa. Vale constar na lista só por causa das diferenças.
5272) Thank’s for the Memory (Obrigado Pela Memória). BRASIL: Novela em Família.
5273) Let’s Make a Night of It (Vamos Fazer uma Noite Dele). BRASIL: O Amor Sempre Vence.
5274) O Bando dos Fantasmas. Sem pegadinhas minhas, vou logo dizendo o que pensamos do filme devido o título. Parece Suspense ou Terror. Mas da forma como está, “Bando”, pode nem parecer Terror. Talvez ter Suspense, mas outros gêneros podemos deduzir. Bingo! É isso. O filme É Policial, Drama, Romance e… Suspense. Todos os quatro combinam. Agora vamos deduzir a trama vendo o título real. Making the Headlines (Fazendo as Manchetes). Unido útil ao agradável, ‘fantasmas’ no sentido figurado. Provavelmente ladrões. Na capa do filme há o rosto de um policial e três personagens. Então está tudo explicado.
5275) White Banners (Bandeiras Brancas). BRASIL: Novos Horizontes.
5276) Fast Company (Companhia Rápida). BRASIL: O Duplo Enigma.
5277) The Amazing Dr. Clitterhouse (O Incrível Dr. Clitterhouse). BRASIL: O Gênio do Crime. 419ª fuga.
5278) The Lone Ranger (The Lone Ranger). BRASIL: O Guarda Vingador. Quando você vê o título brasileiro, mais parece Ação. Quem sabe até Aventura. Mas o filme é Faroeste. O título real combina perfeitamente para o gênero, e vejam só, trata-se do famoso Cavaleiro Solitário. Não sei se se trata do mesmo personagem da década de 80, mas nada muda o fato de que é Faroeste e os tradutores deram a mancada de ignorar um título perfeito. Eu não traduzi porque o nome do personagem é esse mesmo, e nome próprio não se traduz. Mas neste caso pode-se quebrar a regra e traduzir mesmo.
5279) Strange Case of Dr. Meade (O Estranho Caso do Dr. Meade). BRASIL: O Estranho Caso de um Médico. Mudou somente uma coisa que não atrapalharia em nada a essência do título. Correto? Não para mim. O nome mudado foi um próprio, no que já temos então uma fuga (420ª). Mas por que atrapalharia a essência se “o estranho caso” foi mantido e isso é o que importa? É a minha opinião e podem discordar desta vez, mas para mim faz uma diferença bem grande. O que tem o Dr. Meade? Qual o problema dele? Será que ele se transforma em um monstro? Será que ele tem uma doença? Será que… são muitos “será”. E isso não valeria para “um médico” também? Lembremos que existe um “médico e o monstro”. Eu vejo de uma forma diferente. Se dissesse “O estranho caso DO médico”, pelo menos já especificaria alguém e se aproximaria de uma pessoa específica como Meade. Ué? UM médico dá no mesmo e teremos alguém! O problema do artigo indefinido é que ele não se importa com uma pessoa específica, pois pode ser qualquer um. O “um” deixa a coisa mais longe do centro do filme. Como exemplo, posso citar: “Quem foi que mexeu em minha mochila?” “Foi alguém”. Não sei”. Alguém = uma pessoa. “Um médico”, artigo indefinido, ou seja, não se define ninguém. “Do Dr. Meade, mais do que definida uma pessoa. Mas quando se especifica o nome, já temos a resposta direta, sem incertezas. Não gostei da forma indireta que os tradutores deixaram. Custava manter o nome e nos fazer pensar qual o problema dele? O filme é Drama, Suspense e Romance. Na escolha brasileira, pelo fato de citar “um médico”, nunca iremos pensar em Romance por se tratar de um profissional de hospital. Já o nome pode levar margem a qualquer coisa, principalmente porque ele guarda algum segredo. Para médico está mais para doença… e só. Espero que tenham entendido minha explicação, pois tentei ser o mais claro possível. Tentei.
5280) Flirting with Fate (Flertando com o Destino). BRASIL: O Homem das Calamidades. Que título brasileiro mais sem graça! Além de o original ser melhor, soa mais com cara do que são os gêneros: Aventura, Comédia e Musical. A escolha brasileira mais parece Drama. Talvez se pense em Comédia, mas Aventura e Musical? Improvável.
5281) L’étrange Monsieur Victor (O Estranho Senhor Victor). BRASIL: O Homem que Viveu Duas Vidas. E aqui temos a estranha fuga das estranhas traduções (421ª). Temos também uma estranha redundância. Se viveu, só pode ser vida, não é mesmo? Apesar dos pesares, eu acho que neste caso pode ser tolerado.
5282) Paradise for Three (Paraíso por Três). BRASIL: O Hotel das Surpresas.
5283) Boy’s School (Meninos da Escola). BRASIL: O Mistério do Colégio.
5284) Blond Cheat (Fraude Loira). BRASIL: O Penhor da Discórdia.
5285) Professor Beware (Professor, Cuidado). BRASIL: O Professor Faraó. Professor faraó? De onde surgiu essa ideia? Você vai até pensar que o filme seja Aventura, Ficção ou Suspense. NADA A VER! É Comédia! E nem tem nada de Egito sequer. Eu, hein! Só mais uma observação: não existe vírgula no título original, mas quando pus no Google Tradutor, a pontuação surgiu. Então, resolvi deixar.
5286) The Hidden Menace (A Ameaça Oculta). BRASIL: O Raio da Morte. Mudança brasileira muito boa, mas usada em momento errado, pois o original é muito melhor.
5287) Night Spot (Ponto Noturno). BRASIL: O Secreto Galanteador.
5288) Island in the Sky (Ilha no Céu). BRASIL: O Segredo do Forçado. Gostei do título real. Já a escolha brasileira… segredo do forçado? Eu, hein! Que estranho!
5289) Blind Alibi (Álibi Cego). BRASIL: O Segredo do Impostor. Este outro o título original também é bom. Até que a adaptação brasileira é boa, mas eu não teria mudado o título americano.
5290) Youth Takes a Fling (Juventude Pega um Arremesso). BRASIL: O Triunfo do Amor. Engraçado os três últimos títulos. O 5189, mudança brasileira ruim. O seguinte, ambos bom. Quanto a este, desta vez reconheço que a escolha brasileira foi melhor.
5291) The Devil Is an Empress (O Diabo É uma Imperatriz). BRASIL: O Último Jogo. Por incrível que pareça eu gostei do título original. Daí vocês pensariam que eu iria me referir ao brasileiro. Se gostei do título real, então não é novidade. Mas observem pelo título. O fato de citar diabo pode nos levar a pensar em Terror, quando a trama é Drama. Mas vamos analisar a frase. Confesse que você no mínimo pensaria a mesma coisa que eu: que não tem nada de terror. Dá para percebermos que esse ‘diabo’ está em sentido figurado de alguém ruim ou que trama algo, independente se para o mal. Devido à adaptação brasileira parece ser neste sentido mesmo. Por isso que digo que gostei desse título, pois não chega a ser engano. Bem no fundo ou não tão assim dá para perceber ser sentido figurado.
5292) Little Tough Guys in Society (Rapazes Durões na Alta Sociedade). BRASIL: Os Bambas na Alta Sociedade. Desta vez nem merece crítica, mesmo usando uma palavra não muito comum, bambas. Mas não podemos discutir sobre épocas diferentes, conforme fiz a outros prováveis quatro títulos anteriores em que usaram esse termo ‘bambas’. O século é outro, e diferente dos anteriores em que eu critiquei, acho que desta vez acertaram. No início e meio do século passado provavelmente esta palavra era bem usada. Este título pela primeira vez, e espero estar certo, colocaram o significado dessa gíria: rapazes durões. Se for isso mesmo, nem sequer está estranho. Pus na lista somente porque provavelmente explicaram por um sinônimo.
5293) Brother Rat (Irmão Rato). BRASIL: Os Cadetes do Barulho. Provavelmente ‘irmão rato’ seja alguma expressão que somente os americanos, especialmente daquela época, poderiam saber. Dá para fazermos deduções, mas deixarei isso de lado. Uma coisa é certa, a adaptação brasileira não é por um simples fato: títulos clichês que apontam o gênero do filme. Quem diria que títulos assim como ‘barulho’ já existiam a mais de século.
5294) Trade Winds (Ventos do Comércio). BRASIL: Os segredos de um D. Juan. O que pensamos do título real? Nem sei que gênero apontar, só posso dizer que tenha a ver com comércio. E na mudança brasileira? Ah! Esse com certeza é Romance. Nada disso! É Drama! O que penso dos dois títulos? Alguém que para crescer na vida usou seu poder de sedução, logo, Drama tem tudo a ver. O título real é bom. A escolha brasileira engana. Aliás, nem todo mundo saberá que um D maiúsculo com ponto, anterior ao nome Juan, signifique dizer que seja Dom. O título brasileiro deveria pelo menos ter deixado o nome, não abreviado.
5295) Mirages (Miragens). BRASIL: Paris em Revista. Um daqueles filmes em que temos o nome do lugar, mas sendo que o filme É feito no lugar, portanto, o filme é francês. Se o filme é lá, por que indicar algo tão óbvio? Mas desta vez eu vou tolerar porque é como se indicasse uma forma de mídia sobre o lugar. Em muitas cidades há jornal ou revista cujo nome é “Lugar Tal em Revista”. Vou desconsiderar este caso. Fora isso, prefiro o título original. É muito mais interessante.
5296) Magda (Magda). BRASIL: Pecado de Amor. 422ª fuga.
5297) Prison Farm (Fazenda Prisão). BRASIL: Penas de Amor.
5298) Lord Jeff (Senhor Jeff). BRASIL: Pequeno Petulante.
5299) Queer Cargo (Carga Estranha). BRASIL: Piratas do Mar.
5300) Breaking the Ice (Quebrando o Gelo). BRASIL: Piruetas do Destino. Pelo menos a expressão do título real nós conhecemos. Até que a escolha brasileira não ficou ruim, mas eu não teria mudado nada.

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